Como acontece a moagem do trigo?

Saiba mais sobre o processo de moagem até chegar no produto final!

Data de Publicação: 25/09/2020

Nós do Moinho Piauí prezamos em uma produção feita com extremo cuidado em seus processos, por isso, vamos explicar como funcionam nossas etapas de moagem do trigo.

Primeiro, é necessário saber de onde vem o trigo que moemos!
Nossas plantações estão localizadas no povoado rural de Estación Matilde, no centro-oeste da província de Santa Fé, zona cerealista da “pampa húmida” argentina.

Após a colheita e transporte, começam nossas etapas de moagem, especificamente quatro processos principais:

  • Recepção e Armazenagem do grão;
  •  Limpeza e Preparação do Trigo para Moagem;
  • Moagem do Trigo e Produção de Farinha e o Envase;
  • Armazenagem e Despacho dos Produtos Acabados;

Vamos aprender um pouco sobre cada um deles? Acompanhe abaixo!

  1. Na recepção e armazenagem dos nossos grãos, eles passam por uma pré-limpeza ao chegar no nosso Moinho. Assim ocorre a retirada das impurezas maiores que ficam no trigo.
  2. Já na limpeza e durante a preparação do trigo para a moagem, é feita a definição dos trigos e qualidade de cada um, então, o trigo é puxado dos silos e passa por um rigoroso processo de limpeza para eliminação das mais variadas impurezas. Quando a limpeza é finalizada, o trigo passa por um processo chamado acondicionamento que o umidifica para então ser encaminhado para a moagem.
  3. Durante a moagem do trigo, o grão é partido e seu endosperma é raspado, através de um banco de cilindros. Logo após, esse endosperma é separado dos grãos de trigo. Então ocorre uma purificação, onde as partículas mais grossas são enviadas aos sassores para que sejam extraídos todo o farelo possível. Ao final do processo, os produtos são classificados e purificados, do endosperma mais puro aos contaminados pelo farelo, que são finalmente convertidos em farinha, finalizando o processo de moagem e produção.
  4. A última etapa consiste na armazenagem e no despacho dos produtos finalizados, que ocorrem quando as farinhas são encaminhadas para silos, de acordo com seus respectivos tipos (como farinha para panificação, biscoitos, ou uso doméstico, por exemplo), posteriormente passam por uma checagem de qualidade e então, são finalmente ensacadas e encaminhadas ao despacho final, ou seja, enviadas aos nossos distribuidores e para os nossos consumidores finais.

Interessante, não é? É um longo processo que envolve muita técnica e responsabilidade, para que seja de extrema qualidade o produto que chega para você!

Fonte: https://www.idugel.com.br/novidades/produtos/processo-moagem-de-trigo